Sobre o Curso
O curso de Bacharelado em Ciência da Computação da UFC em Fortaleza é oferecido pelo Centro de Ciências, no Campus do Pici, com 60 vagas anuais, na modalidade presencial, no período integral, com carga horária total de 3200 horas (200 créditos) e duração de 08 (oito) semestres ou 04 (quatro) anos.
Veja aqui os atuais servidores da Coordenação do curso.
Histórico
O curso de Ciência da Computação foi iniciado em 1975, quando ainda era chamado Curso de Graduação em Tecnologia de Processamento de Dados através da Resolução Nº. 311/CONSUNI de 31/01/75. O curso foi um dos três autorizados, em 1974, pelo Ministério da Educação para todo o País, sendo o único no Nordeste. Desta forma, vale destacar que este foi o primeiro curso na área de Computação no estado do Ceará e um dos primeiros do Brasil. O reconhecimento viria em 02/10/1978 pelo Decreto-Lei Nº. 82.353 do Presidente da República. O curso, com uma integralização de seis semestres, o que o caracterizava como sendo de curta duração, foi ofertado com a finalidade de suprir o mais rápido possível a demanda por profissionais da área de computação diante da velocidade com que se implantava o uso de computadores nos mais diversos ramos de atividade em nosso país.
Em 1986, reconhecendo a necessidade de se formar um novo tipo de profissional que atendesse à nova realidade brasileira de informática e seguindo o exemplo de outras universidades brasileiras, a coordenação promoveu uma profunda transformação na matriz curricular. Com a elevação do número de créditos para 202, a duração do curso passava para quatro anos, caracterizando-se como de longa duração, enquanto eram criadas disciplinas de formação básica em Matemática e Física e, de forma inédita, disciplinas optativas. Com a nova duração, o curso deixava de formar tecnólogos e passava a formar bacharéis.
No dia 6 de novembro de 1987, o Conselho Universitário (CONSUNI) aprovou resolução, assinada pelo então Reitor Hélio Leite, transformando o curso de graduação de Tecnologia em Processamento de Dados no Bacharelado em Computação (Resolução Nº. 06/CONSUNI de 06/11/87). Já ao final de 1989 deu-se a colação de grau da primeira turma do Curso de Bacharelado em Computação. Em 1999, uma outra reformulação curricular foi concluída e implantada no ano seguinte, ficando ativa até 2015.
Em 2015, outra reforma curricular foi concluída e implantada em 2016. Nessa reforma, com a intenção de melhor adequar o curso às diretrizes curriculares propostas pelo MEC, várias modificações foram realizadas e o nome do curso foi alterado para Bacharelado em Ciência da Computação. Por último, em 2023 foi realizada uma nova reforma curricular, que foi implantada em 2024; suas características principais foram as adequações necessárias para as novas exigências de curricularização da extensão e a adição de novas disciplinas optativas na matriz curricular do curso, com a remoção de disciplinas optativas obsoletas ou desatualizadas.
A última Renovação de Reconhecimento do Curso consta na Portaria 921/2018/SERES/MEC (número de ordem 538 do anexo).