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Universidade Federal do Ceará
Ciência da Computação

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FAQ (Perguntas Frequentes)

 

Índice

 


 

Estágio Não Obrigatório

“Quantas horas de atividades complementares vale o estágio não obrigatório?”
Um semestre de estágio não obrigatório na área de Computação, com pelo menos 20h semanais, vale 64h de atividades complementares.

“Qualquer estágio na área de Computação será considerado como atividade complementar?”
Serão considerados apenas os estágios formalizados junto à Agência de Estágios da UFC.

“Qual a documentação necessária para iniciar o Estágio?”
Se a empresa na qual será realizado o estágio já possuir um convênio com a UFC, só é necessário emitir um Termo de Compromisso de Estágio não obrigatório que deverá ser assinado pela Empresa, pelo(a) estudante, pela Coordenadoria de Estágios da UFC e pelo professor orientador. Qualquer professor do Departamento de Computação poderá ser um professor orientador. No entanto, se o(a) estudante ainda não possuir um professor orientador, pode procurar a coordenação do curso. Se a empresa ainda não possuir um convênio com a UFC, é preciso formalizar um convênio antes.  No site da coordenadoria de estágios da UFC é possível consultar as empresas com convênio vigente e/ou obter o modelo de convênio. Este documento contém instruções gerais para empresas concedentes de estágios.

É importante salientar que o Termo de Compromisso de Estágio deve ser celebrado e registrado na Coordenadoria de Estágios antes do início das atividades, sendo, excepcionalmente, possível o registro de estágios após, no máximo, 30 (trinta) dias de iniciados. Veja a portaria que regulamenta os estágios para mais informações.

Em caso de dúvidas, contate a coordenadoria de estágios: Coordenadoria de Estágios da UFC
Endereço: Avenida da Universidade, 2853 – Benfica – CEP 60020-181 – Fortaleza – CE Fone: (85) 3366 7413 (85) 3366 7413 / Fax: (85) 3366 7881.
E-mail: estagios@ufc.br

“Como faço para comprovar o estágio como atividade complementar?”
Quando o(a) estudante for solicitar o cadastro das atividades complementares, ele pode comprovar o estágio com uma cópia do termo de compromisso e uma declaração do supervisor da empresa atestando que o(a) estudante realizou o estágio, incluindo a duração total do estágio.


 

Admissão

“Como faço para entrar em Ciência da Computação na UFC, campus Fortaleza?”
A entrada nos cursos de graduação da UFC é realizada através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). A inscrição é gratuita, em uma única etapa e feita pela Internet: www.sisu.mec.gov.br. Consulte também a página do SiSU da UFC.

“Estudo em um curso da área de Computação em outra instituição, como faço para transferir para Ciência da Computação da UFC?”
A UFC oferece a possibilidade de transferência de curso de outras instituições quando há vagas e o processo é via edital. O edital do processo de transferência costuma ser lançado no final do segundo semestre, geralmente entre outubro e novembro, em data informada no Calendário Universitário. Para verificar se há inscrições abertas ou os editais de processos anteriores, consulte a página da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD).


 

Novos Alunos

“Onde acontece a recepção dos novos alunos?”
Normalmente o Centro de Ciências prepara uma acolhida para todos os alunos ingressantes de cursos de graduação. Ela acontece no Auditório do Centro de Ciências (Bloco 902) e o dia e horário são divulgados com antecedência pela coordenação.

“O que é o treinamento ‘descobrindo a biblioteca’?”
Trata-se de uma apresentação dos principais serviços oferecidos pela biblioteca e as normas de uso e funcionamento do setor, como exemplo:

  • Cadastro de usuário
  • Uso da internet e computadores locais
  • Treinamentos ofertados
  • Procedimento para o caso de perda ou roubo de materiais
  • Programação de treinamentos
  • Localização de livros nas estantes
  • Consulta catalogo pergamum
  • Contatos e outros

Neste momento, o(a) calouro(a) tem a oportunidade de maior entrosamento com a Biblioteca Universitária, uma oportunidade valiosa, visto que muitos de nossos alunos desconhecem o potencial da BU/UFC.

Veja também os serviços online da Biblioteca Universitária e salve o WhatsApp da Biblioteca: (85) 3366 9507.

“O que é o INCLUDE?”
Include é o evento de acolhida aos ingressantes dos cursos Ciência da Computação, Engenharia de Computação e Sistemas e Mídias Digitais, promovendo a integração e interdisciplinaridade. Ocorre com frequência na segunda semana letiva (semana zero), e são realizados minicursos, palestras, dinâmicas, etc., para que os novos alunos conheçam melhor os seus cursos, a vida acadêmica na UFC e as diversas entidades que a compõe, como o PET e os Centros Acadêmicos.

“Quais os contatos da coordenação do curso?”
Coordenador: Yuri Lenon Barbosa Nogueira
E-mail do coordenador: coord-cc@dc.ufc.br
Gabinete do coordenador: Bloco 952
Telefone/WhatsApp da coordenação (secretário Renan): 3366-9794
E-mail da secretaria: secretaria@cc.ufc.br
Endereço da coordenação: bloco 902 (anexo)

“Quais os contatos do Departamento de Computação?”
Telefone: 3366-9837
Email: secretaria@dc.ufc.br
Local: Bloco 910, piso superior.

“Onde posso consultar o calendário universitário?”
A UFC divulga todos os eventos oficiais da universidade, inclusive feriados e recessos escolares no calendário universitário, disponível em: ufc.br/calendario-universitario/

“Onde posso consultar as salas das minhas disciplinas?”
Basta entrar no SIGAA e acessar o “Portal do Discente”. As disciplinas matriculadas aparecerão logo na página inicial junto com as suas respectivas localizações e horários.

“Como solicitar a minha carteirinha de estudante?”
Os alunos devem procurar o CA da Computação para informações sobre a carteira de estudante: cacomp@dc.ufc.br / facebook.com/cacomp.ufc/


 

Procedimentos de Matrícula

“Quando posso fazer a minha matrícula?”
Existem três períodos de solicitação de matrícula: a matrícula curricular, o período de ajustes de matrícula e o período de matrícula em tempo real. É recomendado que todos os alunos façam as suas solicitações durante a matrícula curricular. Todos os períodos estão divulgados no calendário universitário.

Caso perca o prazo ou não possa se matricular por um motivo relevante, procure a coordenação (leia mais abaixo também sobre a matrícula irrestrita).

“Como é feita a solicitação de matrícula durante a matrícula curricular?”
No período de matrícula curricular, a solicitação de matrícula é feita exclusivamente por meio do SIGAA. Recomenda-se que o aluno faça a sua solicitação nas turmas cujas vagas foram reservadas para seu curso, uma vez que terá a prioridade para a matrícula. A lista de componentes curriculares disponibilizada a cada aluno inclui: a) componentes curriculares que fazem parte da estrutura curricular do curso; b) componentes curriculares equivalentes, conforme definido na estrutura curricular do curso; c) componentes curriculares que não fazem parte da estrutura curricular do curso (disciplinas livres), desde que o aluno ainda não tenha alcançado o limite máximo da carga horária para disciplinas livres definido na estrutura curricular de seu curso. Ressalte-se que não é permitido solicitar matrícula em um componente curricular ofertado em uma sede da UFC diferente daquela onde funciona o curso de origem do aluno.

O resultado da solicitação de matrícula não é divulgado imediatamente. O aluno deve aguardar o término do período da Matrícula Curricular para que a STI processe as solicitações de matrícula nos componentes curriculares.

“Quais são os aspectos considerados no processamento das solicitações de matrícula?”
O processamento das solicitações de matrícula seguirá uma fila de prioridade, na qual são considerados os seguintes aspectos:

  • Existência de reservas de vagas;
  • IRA Geral dos alunos;
  • Situação do aluno com relação ao fluxo de semestres do curso (nivelado, atrasado ou adiantado).

“O que significa cada resultado final da solicitação de matrícula?”
“MATRICULADO”, quando a solicitação é aceita;
“INDEFERIDO”, quando a solicitação de matrícula não foi aceita em decorrência da ausência de vagas nas turmas solicitadas pelos alunos;
“EM ESPERA”, quando há mais de uma turma de um mesmo componente curricular com reserva para um mesmo curso, os alunos que não dispõem de reserva permanecem com o status “EM ESPERA”.

“Em que consiste as vagas reservadas?”
O período de Matrícula Curricular garante aos alunos a reserva de vagas para os componentes curriculares que fazem parte da estrutura curricular dos cursos, conforme demanda realizada pelos Coordenadores de Cursos. Nessa fase, a Universidade prioriza as solicitações de matrícula dos alunos de acordo com o curso e o semestre letivo de oferta desses componentes. Por esse motivo, recomenda-se que o aluno solicite matrícula nas turmas cujas vagas foram reservadas para seu curso, uma vez que há a prioridade para a matrícula.

“O que acontece quando não solicito minha matrícula durante o período determinado?”
Quando o aluno não solicita matrícula até o período de Ajuste de Matrícula ou quando solicita em turma sem reserva para seu curso, ele está se abstendo de concorrer às vagas reservadas para o seu curso, perdendo a prioridade a essas vagas de seu semestre letivo e de seu curso. Isto ocorre porque as vagas reservadas para o curso que não tenham sido integralmente ocupadas durante as primeiras fases de matrícula são disponibilizadas para outros alunos de cursos sem reserva de vaga durante o período de Matrícula em Tempo Real.


 

Ajuste de Matrícula

“Qual o objetivo do período de ajuste de matrícula?”
O período de Ajuste de Matrícula tem como objetivo permitir que o aluno solicite algumas alterações (inclusões ou exclusões) de matrículas em componentes curriculares, por eventuais necessidades de adaptação. Um exemplo clássico desse tipo de ajuste é quando o aluno tem indeferimento de matrícula em uma determinada turma e pode buscar outras turmas da mesma disciplina para tentar nova vaga.

“Podemos considerar o ajuste de matrícula como uma prorrogação do período de matrícula curricular?”
O Ajuste de Matrícula não é uma prorrogação do período de Matrícula Curricular, muito embora as regras definidas para o período de Matrícula Curricular (vagas reservadas, liberação das vagas reservadas, resultado do processamento das solicitações e critérios utilizados para a matrícula) permaneçam as mesmas.

“É mais fácil conseguir a vaga no período de ajuste de matrícula do que na etapa de matrícula curricular?”
O aluno deve estar ciente de que terá maior dificuldade para conseguir matrícula durante o Ajuste de Matrícula por dois motivos: oferta bastante reduzida de vagas e perda da prioridade nas vagas reservadas para seu curso. A oferta de vaga no Ajuste de Matrícula tende a ser bastante reduzida, uma vez que a grande maioria das vagas das turmas já foi ocupada na Matrícula Curricular. De forma complementar, as vagas reservadas tendem a ser preenchidas por alunos de outros cursos, resultando também na redução considerável das vagas reservadas.

“Que resultados posso obter ao fim do período de ajuste de matrícula?”
Nesta etapa, assim como na fase de Matrícula Curricular, os alunos apenas SOLICITAM matrícula nos componentes curriculares, ocorrendo, em seguida, o segundo processamento de solicitações de matrícula, podendo ter como resultado “MATRICULADO”“ OU “INDEFERIDO”.


 

Matrícula em Tempo Real

“O que é a matrícula em tempo real?”
A Matrícula em Tempo Real permite que o aluno adicione matrículas em turmas que ainda dispõem de vagas. Nesta etapa, apenas as reservas de vagas de ingressantes e vagas privativas das coordenações de curso são resguardadas. As demais vagas das turmas, que ainda poderiam dispor de reservas para cursos específicos, são todas disponibilizadas para os alunos aptos a ocupá-las, independente de reservas.

Contrariamente às duas etapas iniciais de matrícula (Matrícula Curricular e Ajuste de Matrícula), as solicitações de matrícula nesta fase não são processadas em tempo posterior, e o resultado é divulgado imediatamente após a confirmação pelo aluno no SIGAA.

Portanto, candidatos que visualizam no sistema vagas em turmas poderão se matricular diretamente, sendo atendidos por “ordem de registro” no SIGAA. É uma ótima oportunidade para solicitar matrícula em disciplinas livres, pois o aluno consegue saber o resultado imediatamente.

“É possível excluir a matrícula em alguma disciplina nesse período?”
Não. Como o objetivo desta etapa de matrícula é maximizar a ocupação das turmas, só é permitido ao aluno acrescentar matrículas, não sendo possível remover matrículas já confirmadas nas fases anteriores.

“Onde posso solicitar a matrícula em tempo real?”
Esta etapa é realizada somente por meio do sistema SIGAA, pelos próprios alunos, devendo as coordenações de curso apenas acompanhar o processo.


 

Matrícula Irrestrita

“O que é acontece na etapa de matrícula irrestrita?”
Nesta etapa de matrícula, para uso restrito das coordenações de curso, os coordenadores têm acesso às vagas que foram reservadas como exclusivas das coordenações para solucionar casos excepcionais.

A matrícula irrestrita foi idealizada para que as coordenações de curso possam resolver os casos especiais, tais como matrícula de aluno jubilando e de alunos que ingressaram por transferência, admissão de graduado, mudança de curso ou ordem judicial. Nestes casos, os alunos não conseguem vagas nas turmas nas fases anteriores da matrícula devido ao Índice zero no Rendimento Acadêmico (IRA).

É importante ressaltar que essa etapa de matrícula é exclusiva para os casos especiais anteriormente citados, não se tratando de extensão dos prazos normais de matrícula. Portanto, um aluno que não se enquadra nesses casos especiais não tem direito a qualquer alteração em sua matrícula nesse período.


 

Trancamento Parcial de Matrícula

“O que é e como solicitar o trancamento parcial de matrícula?”
O Trancamento Parcial de matrícula, direito assegurado a todos os estudantes da UFC, possibilita trancar a matrícula realizada em componentes curriculares do atual semestre letivo, mas exige que o aluno permaneça matriculado no mínimo de créditos permitido pelo curso. O aluno deve encaminhar solicitação à Coordenação de Curso via SIGAA em período estabelecido no Calendário Universitário.


 

Trancamento Total

“Em quais casos posso solicitar o trancamento total?”
O aluno pode solicitar o Trancamento Total na Coordenação de Curso, em período estabelecido no Calendário Universitário, caso esteja enquadrado em um dos seguintes casos:

  • Doença atestada pelo Serviço Médico da UFC;
  • Mudança de domicílio para outra cidade;
  • Exercício de emprego, atestado pelo empregador, quando houver concomitância de horários;
  • Obrigação de natureza militar.

O Trancamento Total cancela a matrícula do estudante em todos os componentes curriculares do atual semestre letivo, mantendo o vínculo do discente ATIVO com a instituição. Após registrado o Trancamento Total, o aluno poderá verificar, no final de seu histórico escolar, o seu efetivo registro. O aluno deve, no entanto, se ater aos limites de Matrículas Institucionais e Trancamentos Totais permitidos, que, somados, não podem ultrapassar quatro semestres letivos (Regimento Geral — Art. 107). Cada Trancamento Total tem validade de apenas um semestre letivo (Regimento Geral – $4º – Art. 101).


 

Matrícula Institucional

“Como posso solicitar a matrícula institucional?”
O aluno pode solicitar a Matrícula Institucional, em período estabelecido no Calendário Universitário, que meramente mantém o vínculo do discente ATIVO com a instituição, não ensejando a matrícula em componentes curriculares. A Matrícula Institucional deve ser solicitada pelo próprio aluno, por meio do sistema SIGAA, não sendo objeto de análise da Coordenação de Curso. Após registrada a matrícula institucional, o aluno poderá verificar, no final de seu histórico escolar, o seu efetivo registro. O aluno deve, no entanto, se ater aos limites de Matrículas Institucionais e Trancamentos Totais permitidos, que, somados, não podem ultrapassar quatro semestres letivos (Regimento Geral — Art. 107). Cada Matrícula Institucional tem validade de apenas um semestre letivo (Regimento Geral – $4º – Art. 101).

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